Projetamos ideias, buscamos informações e colecionamos dicas. Confira!

Passo 1: quanto, como e onde

casa, casa popular, casa venda, financiamento, silva realizações, silva realiza

Tá na hora de comprar um imóvel? 

Legal! Depois de analisar, pesquisar e pensar sobre o assunto, você decidiu que está na hora de comprar a sua casa!

Parabéns, esta é uma importante decisão!

O primeiro passo é definir QUANTO pretende investir. Para isso, você precisa levar em conta a renda familiar e as economias que possui (aplicações bancárias, FGTS, bens que possa vender, entre outros). Esteja preparado, os bancos não financiam 100% do valor. O ideal é ter uma reserva de pelo menos 30% do valor do imóvel para o pagamento da entrada e de outras despesas com a compra, como por exemplo taxas e impostos.

Definido o valor, o próximo passo é definir COMO você quer que seja a sua casa. Quais são as características que ela precisa ter? Lembre-se de que as famílias são diferentes e, por isso, nem todos precisam de casas iguais. Quantas pessoas vão morar com você? Qual o tamanho ideal para as suas necessidades? Quantos quartos? Precisa de garagem, precisa de quintal? Casa, apartamento ou terreno para construir? Imóvel usado ou novo? Considere os prós e contras de todas as opções e sempre leve em conta o perfil da sua família.

Agora é hora de definir o local. E aí, ONDE você prefere morar? Perto da família, no bairro onde cresceu, próximo do trabalho ou perto da natureza? Essa decisão implica em custos, pois existem bairros muito valorizados, outros desvalorizados e também os bairros em processo de valorização. Por esse motivo, imóveis com características semelhantes (área, número de dormitórios, padrão de acabamento e etc.), têm preços muito diferentes dependendo da localização. Avalie as opções. A localização é um item que impacta bastante no custo final do imóvel.

Observe, reflita e faça as contas. Decida quanto pode pagar, como e onde pretende morar. O próximo passo é completar o planejamento financeiro e conferir quais são as formas de pagamento existentes.

Siga em frente, este é só o começo! ;)

 Passo 2: como posso pagar?