Projetamos ideias, buscamos informações e colecionamos dicas. Confira!

passo 6: assinatura do contrato

casa, casa venda, casa popular, mcmv

Que boa notícia! Você está a um passo de comprar sua casa!

Mas … segure um pouco a ansiedade! Antes de agendar a assinatura do Contrato de Compra e Venda, é importante tomar alguns cuidados.

Para começar, tenha certeza de que seu corretor de imóveis está inscrito no CRECI (Conselho Regional de Corretores de Imóveis), pois este profissional será importante no esclarecimento de dúvidas e acompanhamento do processo de compra e venda.

Em seguida, com o contrato em mãos, verifique se ele contém o endereço e os dados pessoais do vendedor e do comprador. O contrato também deve conter a descrição detalhada do imóvel com a localização, áreas e confrontantes, conforme consta na matrícula emitida pelo Cartório de Registro de Imóveis. No caso de condomínios, deverá indicar também o número e a data do registro da Incorporação Imobiliária.

Confira se o preço, prazo, valor do sinal e forma de pagamento estão de acordo com as condições previstas na Proposta de Compra.

Analise as demais cláusulas referentes à visória e entrega das chaves, transmissão de titularidade, obrigatoriedade da entrega da documentação, reajuste, rescisão e sanções no caso de descumprimentos.

O contrato adequado é aquele em que as cláusulas protegem igualmente os interesses das partes envolvidas, sem que haja favorecimento de um em detrimento do outro. Caso tenha alguma dúvida, peça ajuda a um advogado especializado ou procure o órgão de proteção e defesa do consumidor.

Se achar necessário, peça alteração, inclusão ou supressão de cláusulas. Tanto o comprador, como o vendedor e o corretor de imóveis podem solicitar ajustes no contrato.

Quando todos estiverem de acordo com as cláusulas, o contrato deverá ser assinado pelas partes e por duas testemunhas.

Parabéns, mais uma etapa foi cumprida! Agora falta pouco! ;)