Projetamos ideias, buscamos informações e colecionamos dicas. Confira!

Passo 5: encontrei minha casa!

5 - encontrei minha casa_Imagem Texto Blog

Que alegria, você encontrou o imóvel que estava procurando! :D

Até aqui está tudo certo. O preço cabe no seu bolso, o imóvel tem a sua cara e a localização te agrada.

Tendo certeza de que tudo está ok, agora é o momento de apresentar ao proprietário a Proposta de Compra.

Não se trata ainda da assinatura do contrato. A Proposta de Compra é apenas a formalização da sua intenção de comprar aquele imóvel.

Não se preocupe com o formato, em geral os corretores já têm um formulário padrão.

Na Proposta de Compra você vai indicar seus dados pessoais e, principalmente, as condições de pagamento.

Nas condições de pagamento estarão o valor do imóvel e a forma de pagamento. Se o pagamento for por financiamento bancário, você deve informar também sua renda familiar e o valor do financiamento que você pretende aprovar, pois os bancos não financiam 100% do imóvel, como comentamos no passo 2: como posso pagar?

Veja que a apresentação da Proposta de Compra é o momento em que você tem a oportunidade de negociar o valor do imóvel com o vendedor. Dependendo da forma de pagamento, se for à vista por exemplo, as chances de conseguir um desconto são maiores.

O corretor de imóveis é quem vai apresentar sua proposta ao vendedor.

Se o vendedor não aceitar a sua primeira proposta, não desanime.  Verifique o motivo da recusa e, se achar que vale à pena, apresente uma nova proposta. Não há nada de errado com isso, a negociação é muito comum na compra de um imóvel.

Caso o vendedor aceite a proposta, o próximo passo é redigir o Contrato de Compra e Venda. Normalmente a elaboração deste contrato também fica à cargo do corretor.

A etapa de assinatura do Contrato é muito importante e muitos cuidados devem ser tomados. Por isso falaremos especificamente sobre esse tema no próximo artigo.

Ainda não é o momento de festejar … mas pode se alegrar, você já está na metade do caminho!

 passo 6: assinatura do contrato