Projetamos ideias, buscamos informações e colecionamos dicas. Confira!

Passo 4: vamos aos documentos!

casa, casa popular, casa barata, casa própria, financiamento

Vamos lá, chegou a hora de separar os documentos. Parte chata… ninguém gosta. Respire fundo, pode ser mais simples do que você imagina. Vamos aos documentos!

Como comentei no Passo 2: como posso pagar? existem várias instituições financeiras que concedem crédito imobiliário e pode haver variação na lista de documentos exigidos por cada uma delas. Em geral, alguns itens principais são solicitados por todas.

Este post te auxiliará com um checklist de documentos. Se você já tem a intenção de comprar um imóvel num futuro próximo, separe uma pasta e junte os documentos listados abaixo para análise e aprovação de crédito.

      RG e CPF

      Comprovante de estado civil

      Comprovante de Renda (Holerite ou Contrato de Prestação de Serviço ou Extrato Bancário, etc)

      Extrato atualizado do FGTS (se tiver)

Na maioria dos casos, os documentos acima são suficientes para etapa inicial de aprovação de crédito. Na etapa seguinte, a contratação do financiamento, o banco vai exigir a entrega de documentos adicionais. Se puder, já deixe separado também os seguintes documentos:

      Comprovante de Residência

      Certidão Conjunta Negativa de Débitos relativos a Tributos Federais

      Declaração do Imposto de Renda

Pronto, você já fez a sua parte! ;)

Na hora de comprar o imóvel você terá que verificar também a documentação do proprietário e do imóvel. Mas não é sua responsabilidade providenciar estes documentos, e sim do vendedor. Você e seu corretor deverão analisar a documentação apresentada.

Chechklist completo? Legal, o momento de comprar seu imóvel está chegando! No próximo passo veremos a apresentação da Proposta de Compra.

Passo 5: encontrei minha casa!