Projetamos ideias, buscamos informações e colecionamos dicas. Confira!

Passo 3: cadê a minha casa?

casa, casa própria, casa popular, financiamento, casa barata

Ótimo, você já sabe como quer morar e já definiu a melhor forma de pagamento. Agora é sair em busca do seu objetivo!

Não tenha pressa, a procura pode levar tempo.

Existem diversas formas de se pesquisar um imóvel. Você pode fazer buscas em sites especializados, consultar os classificados em jornais, entrar em contato com uma imobiliária ou passear pela cidade observando as placas de vende-se. Se puder, faça um pouco de tudo ao mesmo tempo. :)

Aqui você pode decidir entre comprar um imóvel novo ou usado.

Seja qual for o tipo, você deve se certificar de que a documentação do imóvel e do vendedor estão em ordem (escritura, certidões, etc). Em condomínios, é importante verificar o registro de Incorporação Imobiliária.

Quando encontrar algo interessante, é importante ver pessoalmente, mesmo que seja o stand de vendas. Provavelmente você fará diversas visitas, reserve tempo e aproveite o passeio. Durante a visita, fique atento às características do imóvel e também ao entorno.

Leve papel e caneta, anote tudo que puder. Não confie na memória, no final do dia você pode acabar confundindo as características dos imóveis visitados.

Verifique se o imóvel está em bom estado de conservação, se os ambientes são iluminados e arejados. Confira o funcionamento de portas e janelas, a integridade dos revestimentos e a qualidade das instalações elétricas e hidráulicas. As paredes não devem ter trincas e manchas de umidade. Nos condomínios, verifique os itens das áreas comuns – estacionamento, segurança, piscina entre outros – e também o preço do condomínio.

No entorno do imóvel, observe o bairro, a vizinhança, o comércio local e o acesso. Fique atento também aos ruídos do entorno como avenidas, bares e escolas.

Além de todos os itens mencionados acima, leve em conta o seu feeling, as suas impressões pessoais. Às vezes, o mesmo imóvel pode agradar um e não agradar outro potencial comprador. Isso porque as nossas referências pessoais, nossos valores e nossa cultura influenciam nas decisões que tomamos, dando uma pitada de subjetividade nas escolhas que fazemos.

Na hora de escolher seu imóvel aproveite o passeio, mantenha os olhos alertas e o coração atento. Sua casa já existe e está te esperando em algum lugar. ;)

Passo 4: vamos aos documentos!